Património
que é de todos.
No âmbito da celebração do 25º aniversário da elevação de Sinta a Património Mundial da Humanidade foi criado para a Câmara Municipal de Sintra o conceito “Sintra. Um lugar que é nosso”.
A importância do papel da paisagem cultural no território de Sintra é não só incontornável como histórica. Trata-se de um concelho que, pelas suas variantes geo-sociais, apresenta uma enorme diversidade. A vila é diferente da zona saloia, que é diferente da zona urbana, que é diferente da linha de costa. É na cultura que conseguimos reunir todas as partes, que começamos a construir a ideia de um lugar de todos e para todos.
Este conceito diferenciador, com um estilo próprio e único, uma mensagem consistente, forte e claramente distinta, foi prontamente abraçado pelos munícipes e a comunicação está a ajudar a alavancar a cultura como eixo da identidade territorial.
O Reencontro
Em 2021 a arquitetura e a natureza reencontraram as várias expressões artísticas como a música ou o bailado e voltaram a completar Sintra - uma paisagem cultural única.